terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Um fim-de-semana sem torneio: o que fazer?

Neste domingo dia 25 de Janeiro não haverá torneio. Perguntam-se vocês o que fazer nestas circunstâncias. Logo agora que o material ainda cheira a novo e que progressos no jogo estão a ser feitos para os jogadores.

O que eu aconselho é: treinar, treinar, treinar. Na Marquiteira ou noutro lado qualquer. Se tiverem a possibilidade de treinar, façam-no. Procurem melhorar pontos fracos do vosso jogo.

Mas se não puderem treinar, o que fazer? Mesmo sem treinar fisicamente, é possível treinar mentalmente. Uma das coisas mais importantes é uma auto-avaliação dos jogos efectuados. Quer os jogos que vencemos quer os que perdemos.

Percorramos mentalmente cada um dos jogos que realizámos no último torneio e reflictamos.

Se o adversário era mais fraco, senti-me confortável nos movimentos que realizei? Falhei movimentos? Estive a bom nível? Se não estive, o que devo corrigir?

Se o adversário era mais forte e venceu-me, o que posso aprender com isso? Quais foram as principais falhas ou dificuldades no meu jogo? Tive dificuldades em jogar de esquerda? De direita? Tive dificuldades a receber os serviços? Em impedir o adversário de atacar? Não conseguia lidar com o jogo de cortes do adversário? Falhei muitos ataques?

Consegui identificar os pontos fracos do adversário? Se não, porquê? Todos têm pontos fracos, basta estarmos atentos. Se identifiquei os pontos fracos do adversário, adequei a minha táctica para explorá-los? Consegui jogar de modo a que o jogador adversário não explorasse os meus pontos fracos?

E como está o meu jogo mental? Senti-me confiante nos jogos ou fui-me abaixo psicologicamente? Mesmo perante um jogador mais forte, senti que era possível vencê-lo? Ou entreguei o jogo de bandeja? Nos pontos decisivos, consegui manter a concentração?

Se tenho um rival principal no ranking, já identifiquei qual a melhor estratégia para o derrotar? Porque ganhei os jogos que ganhei contra esse adversário? E porque perdi os jogos que perdi? Qual foi a diferença?

Estas e outras perguntas são muito importantes de fazermos a nós mesmos. Um melhor conhecimento de nós próprios e do adversário ajuda-nos a melhorarmos o nosso jogo e a nossa estratégia. Quando treinarmos, devemos procurar treinar os aspectos de jogo em que nos sentimos menos confortáveis. Mas para isso temos que os identificar primeiro...

Bons treinos e boas reflexões a todos(as)!

Sem comentários:

Enviar um comentário