quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O ponto mais longo da história do ténis de mesa

Aconteceu em Praga, 1936 nos Campeonatos do Mundo, com 3500 espectadores, no encontro entre a Roménia e a Polónia. O polaco Alex Ehrlich e o Romeno Paneth Farcas defrontaram-se no primeiro jogo.

O romeno Paneth ganhou a moeda ao ar, e por isso foi o primeiro a servir. Paneth serviu para a esquerda de Alex e Alex devolve para a direita de Paneth. Paneth volta a colocar na esquerda de Alex e Alex volta a devolver a bola para a direita de Paneth... e assim sucessivamente!

35 minutos após o início da jogada o marcador electrónico ainda estava 0-0. Alex tinha uma estratégia: se perdesse o jogo contra Paneth, Paneth teria que jogar contra outros adversários da sua equipa, por isso ele até poderia não vencer, mas certamente que o iria cansar tanto que Paneth não iria conseguir jogar contra mais ninguém.

Passados 70 minutos do início da jogada, o marcador continuava a assinalar 0-0 do primeiro set. O jogo ganhara um ritmo hipnótico. Alex estava a usar um revestimento mais pesado e começava a ficar com o braço cansado. Remédio santo: sem que Paneth percebesse, Alex mudou a raquete para a mão esquerda e continuou a jogar com a esquerda.

De repente, 85 minutos após o início da jogada, o árbitro deixa de acompanhar a bola. Após aquele tempo a olhar para a bola, ganhou um torcicolo que o impedia de acompanhar a jogada. Um segundo árbitro veio para o jogo, mas também teve que se ir embora, pois a mulher dele tinha feito o jantar e ele tinha mesmo que sair.

Alex voltou a jogar com a mão direita e apercebe-se que Paneth está mais fraco. Pensa em atacar para ganhar a jogada, mas não é ainda o momento. Tem que deixar Paneth completamente de rastos e Paneth ainda tem algumas forças.

1 hora e 40 minutos depois do início do jogo (e do primeiro ponto), a organização do torneio entra em pânico. Foi por isso convocada uma reunião de emergência da ITTF no local para tomar uma decisão que pudesse apressar o jogo. Na chamada das associações nacionais, tomaram consciência que o responsável da Polónia era o próprio Alex Ehrlich que estava a jogar e nenhuma decisão podia ser tomada sem a sua presença.

Entretanto, durante a segunda hora do primeiro ponto, o capitão da equipa polaca, decidiu ajudar a descontrair Alex e montou um jogo de xadrez. Enquanto jogava ténis de mesa, Alex dava uma vista de olhos no tabuleiro e dizia as suas jogadas ao capitão de equipa. Chegaram os delegados da ITTF e o jogo de xadrez teve que ser abandonado.

Os delegados da ITTF perguntaram se eles concordavam com um empate. Ambos os jogadores recusam. Em seguida os delegados perguntam se os jogadores concordavam com sets de 5 pontos (em vez dos 21 pontos da altura). Paneth concorda com a proposta, mas Alex recusa. Argumenta que é mais forte e que em sets de 5 pontos corre o risco de perder enquanto que em sets de 21 pontos isso é impossível.

Enquanto falava, Alex sem se aperceber, devolve uma bola para a esquerda de Paneth. Note-se que até aí, Alex tinha consistentemente devolvido a bola para a direita de Paneth. Paneth ao aperceber-se que a bola ia para a sua direita dá um grito! Tenta mexer o braço para devolver a bola na sua direita, mas não consegue!

Assim, passadas 2 horas e 12 minutos Alex Ehrlich conquista o primeiro ponto do primeiro set do primeiro jogo do encontro entre a Roménia e a Polónia. A bola tinha cruzado a rede mais de 12 mil vezes.

O jogo terminou abruptamente durante a disputa do segundo ponto. "Apenas" 20 minutos depois do início da segunda jogada, um jogador polaco colega de equipa de Alex começa a sentir fome e tira da sua mochila, tira uma navalha, uma baguete de pão, e fatias de linguiça para fazer uma sanduiche polaca. Outro jogador polaco aproxima-se com um termo de café gigante e começa a encher chávenas.

Paneth podia ver tudo isto da posição da mesa em que ele jogava e deve certamente ter pensado que os polacos estavam preparados para passar ali o inverno inteiro caso fosse necessário. Paneth começou então a murmurar algumas palavras "Ele não vai dar comigo em doido".

E assim aconteceu, pela primeira vez na sua carreira, Paneth Farcas atacou, Alex conseguiu devolver a bola e Paneth volta a atacar ainda com mais força. Alex volta a conseguir devolver em seguida a raquete de Paneth voou sobre a cabeça de Alex e Paneth saiu a gritar do local de jogo.

E assim terminou, ao segundo ponto, o jogo com a jogada mais longa da história do ténis de mesa.

História contada na perspectiva de Alex Ehrlich consultada no endereço http://vault.sportsillustrated.cnn.com/vault/article/magazine/MAG1077906/1/index.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário